sábado, 18 de junho de 2011

V FESTEATRO + RE.VIRADA CULTURAL INDEPENDENTE






resumo das oficinas para divulgação.

O prazo para inscrição é de 13/06 a 01/07.


Oficina: Conhecer, transformar e tocar – oficina de reconhecimento e reuso/ transformação de aparatos eletro-eletrônicos com fins musicais.
A questão do lixo pós-industrial é um desafio para a sociedade atual, onde a tecnologia cria hábitos de consumo que envolve componentes eletrônicos e materiais de tecnologias diversas. Estes materiais ainda não possuem regras claras e adequadas para seu descarte/destino e muitas vezes, podem ser reaproveitados com outros fins.
A oficina “Conhecer, transformar e tocar” pretende sensibilizar os participantes para a questão da reciclagem/reuso de objetos a serem descartados, além de transmitir conhecimentos sobre o funcionamento do todo ou das partes dos aparelhos que utilizamos no nosso dia a dia, estimulando ações positivas em relação ao lixo tecnológico para o reaproveitamento de materiais e o consumo consciente.
Objetivo: Realizar a transformação de aparatos tecnológicos defeituosos/ quebrados em um objeto novo, com novas funções e de interesse estético/artístico musical.

Monitor: Teo Ponciano:
Percussionista, VJ, sonoplasta, cenotécnico, técnico eletrônico e de som. Trabalha e pesquisa percussão acústica em interação com os meios eletrônicos. Cria ambiências e trilhas sonoras para teatro, eventos e outros. Pesquisa e desenvolve instrumentos próprios como também “aparatos” para obter efeitos cênicos interagindo com música e vídeo.
É músico integrante do grupo de teatro de bonecos Cia. Bonecos Urbanos, onde compõe, toca e faz a direção musical. Em seus últimos trabalhos temos Certa Entidade Em Busca de Outra de Qorpo Santo e A Fábula da Criação de Fakouri.

Material necessário: um aparelho eletroeletrônico quebrado
Carga horária: 8 horas.
Data: 5 e 7 de Julho de 2011.
Horário: 18:00h as 22:00h.
Local: Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva – Praça Monsenhor Ernesto Almiro Arantes, n° 64, Centro – Paraibuna SP.
Vagas: 12

****
Oficina: O ator e o espetáculo de Rua.
Essa oficina pretende abordar, na prática, aspectos essenciais das relações entre ator – espaço – público no teatro de rua, apontando diferenciais entre o teatro de palco e o teatro de rua e utilizar o contato com a improvisação e o espaço da rua no desenvolvimento de elementos importantes para a preparação de qualquer ator, independendo do meio de atuação, como por exemplo: as relações interativas, consciência do espaço, do corpo e do público, jogo, presença cênica, etc.
Para tanto, serão focados:
Relação com o espaço, englobando elementos como: ampliação do corpo e da voz, utilização plena do espaço, a influência direta do espaço na cena, etc.
Comunicação/Interação, englobando: comunicação com o público, entre os atores, jogo, improvisação, cumplicidade cênica, etc.
Durante o processo essas relações são trabalhadas tanto separadamente quanto integradas.

Monitor: Vera Lúcia Pilchowski:
Atriz, e Arte-Educadora. É formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)- Londrina-PR & Centro Universitário de Araras - Dr. Edmundo Ulson (UNAR) Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação em Desenho e Artes Plásticas. Desenvolveu, atuou e dirigiu diversos trabalhos, entre eles a oficina “Teatro de rua – o ator, o espaço e o público realizados no Festival de Teatro de Curitiba e com alunos de Escolas Públicas de Londrina por meio do Projeto "Se essa rua fosse minha...".
Carga horária: 14 horas.
Data: 9 e 10 de Julho de 2011.
Horário: 09:00h as 16:00h.
Local: Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva – Praça Monsenhor Ernesto Almiro Arantes, n° 64, Centro – Paraibuna SP.
Vagas: 20

****
Oficina: Commedia dell'arte
A oficina será dividida em duas partes. Confecção de máscaras e prática de commedia dell’arte. Confecção de máscaras: Voltada especificamente para a construção individual de uma máscara de commedia dell'arte em papelagem. A partir do molde do rosto  e de estudos de imagens das máscaras da commedia o participante ira confeccionar uma máscara de um dos vários personagens-tipos deste gênero italiano.
Máscara para o trabalho do Ator: Tem  a finalidade de instrumentalização do trabalho e formação do ator pela linguagem das máscaras em especifico com os personagens da commedia dell'arte. O Participante irá conhecer a história, técnicas de jogo e improvisação dos personagens-tipos italianos.

Monitor: Ivanildo Lubarino Piccoli:
Formado em Interpretação e Artes Circenses pela Escola Livre de Teatro de Santo André (1993), Graduado em Educação Artística - Artes Cênicas pela Universidade São Judas Tadeu, em 1999, Pós-Graduado (Latus Sensu) em Teatro pela mesma Universidade em 2001. Cursou diversas disciplinas como aluno especial da Pós-Graduação na Universidade de São Paulo (ECA/USP) e Instituto de Artes - UNESP (SP). Em 2008 formou-se em Licenciatura em Artes-Teatro pelo Centro Universitário Belas Artes. Defendeu MESTRADO no Instituto de Artes da UNESP em 2008. Foi professor na Escola Viva de Artes Cênicas de Guarulhos por três anos até seu fechamento. Tem vasta experiência como arte-educador em Ongs e em Prefeituras Municipais: Santo André, São Bernardo do Campo, Guarulhos e São Paulo. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral, Artes Circenses, Linguagem de Máscara, Confecção de Máscaras Teatrais, Cômico, Teatro de Rua e Cultura Popular, atuando principalmente no seguinte tema: ensino, circo-palhaço, máscaras commedia dell'arte, histórias do teatro, circo e folclore. Desenvolve pesquisa individual e colabora com o Centro Maschere e Strutture Gestuali de Donato Sartori em Padova/Italia.

Carga horária: 24 horas.
Data: 4 e 8 de Julho de 2011.
Horário: 12:00h as 18:00h.
Local: Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva – Praça Monsenhor Ernesto Almiro Arantes, n° 64, Centro – Paraibuna SP.
Vagas: 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário