segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Para Refletir...


Texto do parceiro Henrique Scalet - Movimento Bonanza
Original em: soltaopause.com.br 



O Rock e o Social 
Por Henrique Scalet 

Todos nós que produzimos eventos estamos sempre preocupados em como melhorar nossos serviços prestados, qualidade dos nossos eventos, e também oferecer aos artistas visibilidade, cachê e conforto. Dentro do possível.

Mas talvez nossas obrigações devam ir além disso. Movimentar tanta gente formadora de opinião em seus palcos e eventos, te promove a um veículo também formador… mas não só de opiniões e sim de cidadãos.
Levar cultura (e divulgar a bandeira de que é alguém que leva cultura) implica em responsabilidades que vão além do lucro. Promover outras ações de cunho social é interessante, a possibilidade de executar oficinas de aprendizado, envolver jovens e crianças, instituir ações em escolas, envolver salas de aula nos festivais, ensinar cultura, etc… é possível até para o mais punk dos produtores.
Baseado nessa premissa de que ser punk é mais do que música, sendo antes uma atitude, uma maneira de pensar e de instigar o debate político-social, o Movimento Bonanza planeja colocar em prática a ação <Cidadão Instigado, que consiste em promover debates em vídeo e zines impressos distribuído gratuitamente, e que abordarão temas relacionados ao assunto. Instigar jovens a pensar coletivamente, promover ações sociais, se envolver politicamente e – como diria sua mãe – realmente “fazer algo de útil da vida”. É um belo primeiro passo para uma ação que pode virar algo mais prático e ativo num futuro próximo. Todos estão convidados a ajudá-los. Procure-os!
Incitar na juventude essa crença nos próprios sonhos é bonito e nobre. Mas voltando lá nos objetivos financeiros que todos temos, também é um bom produto a ser agregado no seu leque. Transmitir e viver esses valores fortalece a marca, beneficia a sociedade e também a própria cena cultural underground. Colaborando com a mudança daquela imagem preconceituosa de juventude inconsequente que o visual agressivo punk insinua nos desinformados. Tudo isso, no final do processo, resulta em grana girando na cena, já que beneficia a captação de patrocínios.
Claro que os mais céticos, mais velhos, ou mais capitalistas, vão achar que tudo isso é romantico demais, porque essa galera é jovem e romantica, esse lance de acreditar nos sonhos. Mas seja a motivação financeira ou sonhadora, não dá pra negar que ações desse tipo refletem em valor para sua marca. E marca é patrimônio.
Fiquemos atentos a essa ação do Movimento Bonanza, torcendo para que o sucesso deles inspire outros produtores a seguir o mesmo caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário